Por: Angela C. Hammann
Para aquele que lidera um departamento na igreja ou uma classe de alunos, a melhor coisa a fazer no início de ano é observar criteriosamente e com criticidade todas as ações construídas e concretizadas no ano anterior. Este observar, para o educador Paulo Freire, é reconhecer o mundo do educando, ou seja, ler a situação vivencial do grupo e/ou classe em questão, para então planejar o ato pedagógico. Diante disso, planejar requer reflexão, organização e sistematização, a fim de assegurar a unidade dos elementos do processo educativo, que se compõem nos objetivos (para que ensinar), nos conteúdos (o que ensinar), nos educandos e suas possibilidades (a quem ensinar), nos métodos e técnicas (como ensinar) e na avaliação.
Geralmente para liderar departamentos propõe-se que o líder/educador convide uma equipe dinâmica e comprometida com as propostas da área escolhida. Para isto, deve proporcionar informação e treinamento de habilidades básicas, abrir espaço para compartilhar saberes e práticas, deixar constantemente as expectativas definidas e transparentes e dar ênfase à presença de Deus. Graig Jutila em seu livro “Princípios Fundamentais para Líderes de Ministério Infantil”, especifica quatro áreas relacionadas a uma liderança eficaz que são: Paixão, Atitude, Trabalho em Equipe e Honra. Paixão pelo que está sendo proposto, pelo ministério, pela vida (Cl 3.23). Atitude de apoio e encorajamento, pois isto determinará o sucesso ou o fracasso das ações construídas no grupo (Fp 4.4). Trabalho em Equipe, porque grupos têm um potencial criativo maior do que indivíduos (Ec 4. 9-12). E Honra em servir, visto que dar valor, prezar e respeitar as pessoas são preceitos vivenciados por Cristo (Rm 12.10).
Para liderar uma classe de alunos, o líder/educador deve também estar ciente da faixa etária dos educandos e suas características enquanto grupo. Com base nas informações observadas, refletirá e planejará o Plano de Curso (que é a sistematização das propostas de trabalho que serão desenvolvidas durante o ano letivo, podendo ser bimestral, semestral ou anual); os Projetos de Trabalho (que é uma concepção de se trabalhar a partir de pesquisa, geralmente sobre algo emergente); e os Planos de Aula (que determinam o que fazer no cotidiano da sala de aula).
Desenvolver lideranças e ministérios bem-sucedidos e planejar ações educativas são o grande desafio da igreja contemporânea. Que neste início de ano, enquanto líderes/educadores possamos refletir sobre nossa prática cotidiana, avaliar o que se passou e projetar nossos sonhos e projetos para o crescimento do Reino de Deus.
Um feliz 2009!
Angela Cristina Hammann
Ano vai, ano vem. Sentimentos, emoções, ações, que simplesmente passam como água que escorre por entre os dedos das mãos. Início de ano é sempre marcado por profundas reflexões sobre o passado e sobre o futuro dos atos cotidianos, sejam eles planejados ou não. É quando paramos para refletir sobre o que fizemos da vida enquanto ela passava por nós.
Para aquele que lidera um departamento na igreja ou uma classe de alunos, a melhor coisa a fazer no início de ano é observar criteriosamente e com criticidade todas as ações construídas e concretizadas no ano anterior. Este observar, para o educador Paulo Freire, é reconhecer o mundo do educando, ou seja, ler a situação vivencial do grupo e/ou classe em questão, para então planejar o ato pedagógico. Diante disso, planejar requer reflexão, organização e sistematização, a fim de assegurar a unidade dos elementos do processo educativo, que se compõem nos objetivos (para que ensinar), nos conteúdos (o que ensinar), nos educandos e suas possibilidades (a quem ensinar), nos métodos e técnicas (como ensinar) e na avaliação.
Geralmente para liderar departamentos propõe-se que o líder/educador convide uma equipe dinâmica e comprometida com as propostas da área escolhida. Para isto, deve proporcionar informação e treinamento de habilidades básicas, abrir espaço para compartilhar saberes e práticas, deixar constantemente as expectativas definidas e transparentes e dar ênfase à presença de Deus. Graig Jutila em seu livro “Princípios Fundamentais para Líderes de Ministério Infantil”, especifica quatro áreas relacionadas a uma liderança eficaz que são: Paixão, Atitude, Trabalho em Equipe e Honra. Paixão pelo que está sendo proposto, pelo ministério, pela vida (Cl 3.23). Atitude de apoio e encorajamento, pois isto determinará o sucesso ou o fracasso das ações construídas no grupo (Fp 4.4). Trabalho em Equipe, porque grupos têm um potencial criativo maior do que indivíduos (Ec 4. 9-12). E Honra em servir, visto que dar valor, prezar e respeitar as pessoas são preceitos vivenciados por Cristo (Rm 12.10).
Para liderar uma classe de alunos, o líder/educador deve também estar ciente da faixa etária dos educandos e suas características enquanto grupo. Com base nas informações observadas, refletirá e planejará o Plano de Curso (que é a sistematização das propostas de trabalho que serão desenvolvidas durante o ano letivo, podendo ser bimestral, semestral ou anual); os Projetos de Trabalho (que é uma concepção de se trabalhar a partir de pesquisa, geralmente sobre algo emergente); e os Planos de Aula (que determinam o que fazer no cotidiano da sala de aula).
Desenvolver lideranças e ministérios bem-sucedidos e planejar ações educativas são o grande desafio da igreja contemporânea. Que neste início de ano, enquanto líderes/educadores possamos refletir sobre nossa prática cotidiana, avaliar o que se passou e projetar nossos sonhos e projetos para o crescimento do Reino de Deus.
Um feliz 2009!
Angela Cristina Hammann