Visite Nossa Loja Virtual!!!

Visite Nossa Loja Virtual!!!
Compre Livros e Produtos com Preços Baixos...

EDITORA FAEST - www.editorafaest.com.br

Faça Seu Pedido de Oração!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Crentes Analfabetos Funcionais


Por: Ivan Tadeu

Há um grande fenômeno acontecendo em nosso tempo, o que consequentemente afeta a igreja local. O evangelho nunca esteve tão presente nos meios de comunicação, nunca foi tão difundido, nunca foi tão abertamente pronunciado, e também, nunca foi tão profanado, desconsiderado, desrespeitado e caiu em tão baixo descrédito.

As vezes me pergunto: o que está acontecendo? – O discurso é triunfalista, positivista, heróico, progressista, futurista e esperançoso, mas na prática, os frutos desmentem tais afirmações. Que paradoxo!

Nesta quinta feira pela manhã, enquanto vinha para o trabalho, ouvia a Band News, um hábito adquirido. Quando um dos comentaristas (Ricardo Boechat) mencionou a estatística divulgada pelo governo sobre o grande avanço na área da educação nacional. No entanto, outra estatística comprova que os mesmos números não passam de uma grande farsa. Tendo em vista que a rede educacional não está gerando alfabetizados, mas, analfabetos funcionais.

“Analfabeto funcional é a denominação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças e textos curtos; e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas. Também é definido como analfabeto funcional o individuo maior de quinze anos e que possui escolaridade inferior a quatro anos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais com nível superior de escolaridade”[1].

Diante desta triste realidade brasileira, percebi uma outra. Que também existem “analfabetos funcionais” dentro de nossas Igrejas. Eles aprenderam a ler a Bíblia, conhecem os versículos, conhecem os personagens, decoram o linguajar “crentes”, cantam os hinos, mas não sabem interpretar os textos lidos, não compreendem o que Deus quer falar e raramente praticam as verdades bíblicas.

Precisamos rever nossos princípios

1º - Precisamos retornar a ortodoxia, sustentando os fundamentos originais . Nossa Igreja Assembléia de Deus está para completar seus 100 anos de existência no território brasileiro (em 2011), e com o passar dos anos vem perdendo sua identidade. É hora de nos levantarmos para impedir esta degeneração. O inimigo de nossas almas deseja tirar nosso DNA divino e nós não podemos permitir tal feito.

2º - Precisamos retornar a ortopraxia, restaurando o genuíno “modus vivendi cristão’. Não basta falar, proclamar, se não vivemos. Aquela frase conhecida que diz: “ Os seus atos falam tão alto, que mal posso ouvir as suas palavras”. É tempo de vivermos o que cremos e pregamos, caso contrário, não nos ouvirão. A sociedade está cansada de pessoas que prometem e não cumprem. Nós cristãos, precisamos ser conhecidos pelos nossos frutos. Isso fará diferença nesta presente geração.

3º - Precisamos nos deter no Evangelho Cristocêntrico. Porque dEle, por Ele, e para Ele são todas as coisas. O pêndulo da história nos prova que tudo que passou, tende um dia retornar. Acredito que a Igreja brasileira, está passando por uma metanóia, onde seus olhos estão se abrindo para a realidade de que os movimentos, os eventos, os entretenimentos, e todos os outros “entos” e “ismos” não satisfazem a apetite da alma. Na verdade a igreja muitas vezes deseja o genuíno leite e a são doutrina, mas sabe pedir o que precisa. Achando que movimentos lhes satisfarão, passam longos períodos de fome. Mas esta realidade está mudando, e Deus tem levantada uma nova geração que exigira mais dos pregadores, cantores, ensinadores e líderes, pois foram despertados por Deus com o objetivo de se alimentarem de verdade.

Que o Pedagogo por Excelência, coloque a mão neste conteúdo programático e acerte o compasso desta grade curricular.

A todos uma boa semana alfabetizada.



Pb. Ivan Tadeu
Bacharel em Teologia (FEPAR)
Pós-Graduado em Docência do Ensino Religioso (FTBP)
http://www.ivantadeu.com.br/

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Analfabetismo_funcional

Nenhum comentário: