Visite Nossa Loja Virtual!!!

Visite Nossa Loja Virtual!!!
Compre Livros e Produtos com Preços Baixos...

EDITORA FAEST - www.editorafaest.com.br

Faça Seu Pedido de Oração!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Protestantismo, Um Organismo Vivo em Cristo.


por: Ana Lucia da Silveira

O Cristianismo é uma religião que sempre enfrenta desafios. Logo no início, enfrentou os desafios através da perseguição tanto dos judeus, como principalmente, do império romano. Nenhuma das consideradas grandes religiões enfrentou tantos desafios como o cristianismo, paralelamente com as perseguições enfrentou os desafios de várias heresias que grassava no seio da igreja primitiva, como o gnosticismo e o arianismo, mais conseguiu vencer estas etapas e sair destes desafios com mais vigor espiritual e doutrinários.
.
Na idade média, parecia que o cristianismo iria chegar ao final, tão transfigurado estava, envolto nas trevas do obscurantismo, com tantas superstições, onde muitas vezes os povos eram cristianizados através da espada dos conquistadores, cruzadas, templários e colonizadores do novo mundo, aliados dos escravisadores das raças nativas que com a própria escravidão impunham aos escravizados um sistema religioso que chamavam de cristianismo. Na verdade era apenas um sincretismo religioso ministrando práticas cristãs com a cultura religiosa dos povos colonizados e escravizados.
.
Com o advento da reforma de onde surge o termo protestantismo, o cristianismo, ou seja, a religião chamada cristã fica composta das igrejas chamadas protestantes e da igreja chamada católica romana e ortodoxa. O protestantismo enfrentou vários desafios, além de perseguições produzidas pela igreja católica romana, teve que conviver com os diversos fracionamentos devidos os pontos de vistas doutrinários de muito de seus lideres. Diante deste problema, surgiram varias confissões religiosas, denominações geradas por pontos de vista doutrinários, tais como: batismo, predestinação e livre arbítrio. Mesmo assim o protestantismo como um todo teve um vigor importantíssimo com respeito à obra missionária e evangelização de um modo em geral.
.
Na era da pós modernidade, devido os desafios da industrialização parece que em algumas áreas tem havido um esfriamento do protestantismo, porém em outras áreas vemos que o protestantismo continua com o seu vigor. Praticamente em todas as confissões religiosas protestantes tem envolvimento com a evangelização e missão, outras através do ensino secular se esforçam para mostrar aos povos paganizados (Índia, China e Ásia) a superioridade do cristianismo.
.
Diante da crise da pós-modernidade, o protestantismo mais uma vez vencerá a etapa por ser um organismo vivo chamado igreja de Cristo. Não é uma mera agremiação religiosa, mas o corpo vivo de Cristo, que sempre impelido pelo Espírito de Deus tem conduzido o vento do avivamento no decorrer da história cristã para direcionar a excelência das boas novas do evangelho de Jesus cristo, produzir a justiça de Deus em nossos corações e gerar o bom fruto. O bom fruto atrai as pessoas e, tomando-o, recebem a vida de Cristo.
.
Ana Lúcia de Jesus da Silveira

Nenhum comentário: