Visite Nossa Loja Virtual!!!

Visite Nossa Loja Virtual!!!
Compre Livros e Produtos com Preços Baixos...

EDITORA FAEST - www.editorafaest.com.br

Faça Seu Pedido de Oração!

domingo, 31 de maio de 2009

A Igreja de Cristo...

Por: Constantino Ferreira

A doutrina da Igreja é de suprema importância, e conhecê-la deve ser do interesse de cada cristão, pois juntos formamos esse organismo vivo fundado por Cristo. A igreja é o conjunto das pessoas que foram chamadas por Deus a fim de iniciarem e manterem com Ele uma comunhão espiritual através de nosso Senhor Jesus Cristo. É o número dos redimidos pelo sangue do Cordeiro que esperam a volta do seu salvador para instaurar definitivamente o reino dos céus.
Erroneamente, o vocábulo passou a ser usado para designar os edifícios das reuniões da Igreja, e, mais recentemente, passou a servir para designar também as várias denominações existentes.

A Natureza da Igreja

A Igreja é compreendida à luz do significado dos vocábulos que a descrevem. “Ekklhsia” (ecclêssia) é a palavra grega, e seus derivados, que aparece, tanto na tradução helénica do Antigo Testamento como no Novo Testamento, com o significado de igreja.
Séculos antes da tradução grega da Septuaginta, o termo na Grécia tinha conotação política. Era a assembleia dos cidadãos com direito a debater assuntos do interesse da sua cidade. As sessões dessa “ekklêssía” abriam com sacrifícios e orações às divindades da cidade.

Os escritos do A.T. seguem a mesma definição, mas com referência ao único Deus dos hebreus. Os LXX traduzem “lhq” (qahal) por, (ekklêssia, igreja), (sunagogh, sinagoga) e (ocloj, multidão). Exemplos desta igreja no A.T. encontramo-los em Lv. 8.4: “Fez pois Moisés como o Senhor lhe ordenara e a congregação ajuntou-se à porta da tenda da congregação” (cf. Dt. 9.10; 18.16; Js. 18.1; Jz. 20.2; 21.8). Estêvão, na sua exposição histórica perante as autoridades, fez referência à igreja no deserto; e Lucas usou “ekklêssía” para designar esse povo no deserto (At. 7.38).

Descrição da Igreja

“Ekklêssía” significa uma assembleia formada por pessoas chamadas para fora. O povo de Israel foi chamado para fora da escravidão do Egipto (Êx. 3.8-10). Nós fomos chamados para fora da escravidão do reino das trevas. Eis o que Jesus disse: “Eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento” (cf. Mt. 9.13; Mc. 2.17; Lc. 5.32).
Por conseguinte, os membros que formam a Igreja de Deus são chamados por Deus, embora Ele use instrumentos humanos para atingir o seu objectivo. Assim está escrito: “Porque os que dantes conheceu também os predestinou,…e aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou” (Rm. 8.29,30; cf. Gl. 5.13; 1 Pd. 2.9).

A Igreja pode ser considerada de várias maneiras concernente à situação geográfica. Primeiramente ela é uma Igreja Universal, pois foi com essa finalidade que Cristo a fundou. Nós havemos chegado à Jerusalém celestial, à universal assembleia e igreja dos primogénitos, que estão inscritos nos céus (cf. Hb. 12.22,23). Foi esta igreja universal que Jesus amou para se entregar ao sacrifício e dar a vida por ela (Ef. 5.24,25,32). Também Paulo se regozijava no que padecia pela igreja, cumprindo o resto das aflições de Cristo no seu corpo (Cl. 2.24.).

Os apóstolos falam também das igrejas regionais: As igrejas da Síria e Cilícia (At. 15.41); as igrejas dos gentios (Rm. 16.4); as igrejas da Ásia (1 Co.16.19); as igrejas da Macedónia (2 Co. 8.1); as igrejas da Galácia (Gl. 1.2); e as igrejas da Judeia (Gl. 1.22). Sem dúvida que viveriam como uma família espiritual.

Mencionam também a igreja local numa cidade, como: Jerusalém, Antioquia, Corinto, Tessalónica, e as sete igrejas da Ásia (cf. At. 11.22; 13.1; 1 Co. 1.2; 1 Ts. 1.1; Ap. 1.20). Neste caso são consideradas as igrejas nas casas. Priscila e Áquila reuniam uma igreja em sua casa (Rm. 16.5; 1 Co.16.20). Ninfa reunia uma igreja em sua casa (Cl. 4.15). Filemom reunia uma igreja em sua casa (Fm. 2).

A Igreja é de Deus, pertence-lhe por direito próprio. Foi Ele que a resgatou pagando com o sangue do seu amado Filho. Assim, temos várias denominações para a mesma Igreja: Igreja do Senhor (At. 20.28); a Igreja de Deus (1 Co. 1.2; 15.9; 2 Co.1.1; Gl. 1.13; 1 Tm. 3.15); as igrejas de Deus (1 Co. 11.16; 1 Ts. 2.14). Temos ainda as igrejas de Cristo (Rm. 16.16). As igrejas são formadas por todos os santos resgatados pelo sangue do Cordeiro de Deus (1 Co. 14.33; Ef. 5.23,24).

Constantino Ferreira

Um comentário:

Lucasdasilva disse...

Caro pastor

Fico grato por ver no seu blog o meu artigo sobre a Igreja de Cristo de Haja Luz. Deus abençoe o seu ministério espiritual com ótimos resultados.
Constantino ferreira